foxyform

Contador de visitas

contador grátis

quarta-feira, abril 05, 2006

POVO CIGANO

Gostaria de falar um pouco sobre este grande povo que muitas vezes é mal compreendido e mal interpretado em sua forma de culto. Povo milenar, de um conhecimento inimaginável, muitas vezes algumas de suas entidades femininas dão suas incorporações em linhas de exú, o que as fazem ser chamadas de pomba gira cigana. Só que apesar de seu jeito extrovertido, risonho, brincalhão, nada possuem das pomba giras.
São sim, seres de luz, que não concebem por exemplo a idéia de sacrificar animais, não aceitam ser assentados como as pomba giras, consomem bebidas alcoólicas mas de uma forma mais moderada. Se dão sua incorporação em linhas de exú, é tão somente pela falta de um culto direcionado somente a eles.
Ao certo, ninguém sabe a origem deste povo, o que sabemos é viveram no Egito antigo além de outros, e sempre amaram a liberdade e a verdade acima de tudo. Muitos deles foram dizimados pela igreja, outros tiveram seus bens confiscados por reis, e assim foram aos poucos desaparecendo da terra. Ainda existem alguns de seus descedentes, mas muito pouco revelam de sua doutrina e filosofia, justamente por não confiarem em nós, "gajos". Comumente, vemos alguns zeladores realizarem rituais de assentamentos para estas entidades, mas isso não é acoselhável pelos motivos que já citamos acima.
Um outro fator que impede estes rituais, é justamente seu amor pela liberdade, então como consentiriam ser assentados? Seria no mínimo contraditório. Geralmente oferecemos à estas entidades, presentes, como frutas, vinho, incenso, velas de várias cores, e até mesmo algumas qualidades de doces. São entidades que quando aqui na terra, possuiam muita riqueza e dificilmente concordariam em ser cultuados de outra forma. Se faz necessário que aprendamos mais sobre este povo antes de realizarmos seus rituais. Sempre encontramos pessoas com suas vidas destruídas justamente por terem assentado sua cigana ou cigano.
Aqueles que os cultuam de uma forma mais aproximada de sua realidade, sempre estão bem tanto no campo financeiro quanto no amoroso.

Salve ciagnos de luz!