foxyform

Contador de visitas

contador grátis

sábado, janeiro 17, 2009

DEFUMAÇÃO

Um ato comum em terreiros de Umbanda, que é utilizado antes de começarem os trabalhos em qualquer casa deste seguimento. Mesmo dentro do Candomblé ao darmos um ebó em uma pessoa, costumamos defumá-la depois do banho e também, a casa, para que as energias se renovem.

Mas, poucas as pessoas dão o verdadeiro valor a esse ato, muitas inclusive nem mesmo sabem seu significado, pensam que é somente uma fumacinha cheirosa. Ledo engano!

A defumação é algo de suma importância dentro das religiões afro descendentes e até mesmo a Igreja Católica adota o uso da defumação em seus rituais. Esse ato tem um simbolismo magnânimo dentro dos preceitos do catolicismo, pois que durante esse ato, tem-se a idéia de que a fumaça cheirosa suba até Deus levando até ele um aroma agradável de louvor à sua soberania. Como os sacerdotes do tempo de Moisés que queimavam as carnes do carneiro sacrificado para que a fumaça subisse até Deus.

Dentro da Umbanda e do Candomblé, a idéia do aroma suave subindo até Deus, não se descarta, porém, no ato da defumação, gênios se apresentam a partir da fumaça, incumbindo-se de retirar do local, espíritos errantes e atrasados que atrapalhariam os trabalhos.

O mesmo acontecendo no Candomblé, pois que esses gênios se fazem presente levando para o astral, toda a energia negativa que estava junto daquela pessoa que passou pela limpeza, eliminando assim qualquer chance dessas energias permanecerem na casa de santo.

A defumação não é apenas um ato sem motivo real e sério, como, aliás, tudo que se refere aos assuntos da Umbanda e do Candomblé.

Existem defumadores para cada ocasião, e para cada caso em particular, temos que ter noção dos tipos de defumação e para que cada uma se aplica, existem defumações para purificar o ambiente, para atrair clientes para um comércio, para afastar energias de egum e exú quando essas estão atrapalhando a vida de alguém, temos a defumação para atrair amor e até mesmo virilidade para um casal.

Mas, seja qual for a utilização do defumador, é importantíssimo que o usemos com respeito e na certeza de que espíritos estão trabalhando a partir daquela fumaça emanada e assim são e devem ser respeitados e a defumação deve ser realizada com seriedade e amor, e acima de tudo: fé que nossos problemas serão resolvidos.

Sérgio Silveira, Tatetú N’Inkisi, Odé Mutaloiá.

odemutaloia@hotmail.com

odemutaloia@gmail.com