foxyform

Contador de visitas

contador grátis

segunda-feira, janeiro 02, 2012

EXÚ TIRIRI

Eis dos maiores mistérios de Olorúm: O Grande e Valoroso Exú Tiriri! Senhor das encruzilhadas, aquele que desfaz demandas, injustiças e todo o mau que possam nos desejar.
 
Como todos os demais Exús, come primeiro nas casas de axé e sempre é muito requisitado até mesmo na Umbanda, onde tem grande valor como guardião das encruzas e mensageiro sublime dos Orixás.
 
Seu nome no dialeto yorubá , assim se traduz: Ti (com grande força) Ri (valor e mérito) Tiriri: Com grande força valor e mérito. Em algumas casas é mensageiro de Ogum, e em outras de Odé. Não importando a ligação de cada casa, saliento que esse é um Exú (Orixá) de muito poder e de muita vibração e que sempre que requisitado, buscas resolver os assuntos de forma rápida.
 
Como guardião das encruzas, sempre dependemos dele para realizar nossos rituais, uma vez que a encruzilhada é o caminho que nos leva a todos os outros caminhos. Por ela, passam todos os tipos de pessoas e assim sendo, caminham os mais variados problemas e ainda, encontramos a solução para muitos outros.
 
Segundo alguns zeladores, ele é uma qualidade de legbára, e assim sendo, uma das cabaças que Olorúm usou para criar o mundo. Seu culto é muito difundido tanto no Candomblé, como na Umbanda, nos Xangôs de Pernambuco e até mesmo no Batuque do Rio Grande do Sul, sendo que lá como em outras ramificações, recebe o nome de Tiriri Lonã.
 
Como Lonã, é o grande Senhor dos caminhos e se precisamos ter ou ajudar a alguém ter caminhos, devemos recorrer a ele, afinal seu domínio, sempre foi e sempre será utilizado para que possamos chegar a qualquer lugar que desejarmos.
 
Se buscarmos ainda mais sua forma de culto, seu arquétipo, veremos que ele ainda é conhecido em algumas casas como Timbiriri. Ti (ferir, bater) Biri (repentinamente) ou seja: Timbiriri, ferindo repentinamente.
 
Outro erro muito cometido contra Tiriri e os demais Exús, é conferirmos a ele, toda a responsabilidade das coisas ruins que nos acontece. Esquecemo-nos de que, como seres humanos, somos mais erros que acertos e assim sendo, nossa vida se resume à: colher o que plantamos.
 
Senhor Tiriri, como é chamado pela grande maioria das pessoas, dedica-se muito a fazer o bem, o mesmo ocorrendo com os outros Exús, tanto os de Candomblé como os da Umbanda. Praticam-se eles, a maldade, a culpa é somente nossa que utilizamos de sua força para prejudicar nossos semelhantes.
 
Acontece que para Exú, não existe muita diferença entre o bem e o mau, pois se para defender uma pessoa, ele tiver que prejudicar outra, ele assim o fará. Precisa sim, da pessoa que for realizar o trabalho, solicitar ao consulente que tão somente mentalize a solução de seus problemas, que tenha em mente que, Deus está sim, presente naquele momento e que devemos entregar tudo nas mãos Dele, pois Exú somente fará aquilo que lhe for ordenado por nosso Pai Celestial.
 
Erroneamente, algumas pessoas associam Sr. Tiriri ao demônio, à satanás, mas, posso garantir que ele é parte de suma importância em nossa vida, porque é ele quem leva nossos pedidos aos nossos Orixás.
Sua força deve sim, ser canalizada para o bem, para o progresso e nunca para a maldade, afinal, temos que nos lembrar que Olorúm, nos cobrará mais dia menos, dia, por todos os nossos atos.
 
Termos Tiriri em nossa companhia, é certeza de muitas vitórias em nossas vidas, porque ele sempre virá em nosso socorro. Porém, vale à pena ressaltar, que somente podermos receber aquilo que formos merecedores aos olhos de Deus pois sua lei, governa todo o Universo.
Saibamos pois, buscarmos a ajuda desse grande mensageiro e solicitemos a ele, que nos ajude em nossas dificuldades, mas que também, nos mostre o verdadeiro caminho para que possamos alcançar as Graças Divinas.

Tatetú N’Inkisi: Odé Mutaloiá.
 

PRECE DE EXÚ TIRIRI:

Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. 
Formaste-me da poeira Ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno.
 
Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos. Os homens me tratam de anjo decaído, de povo traidor, de rei das trevas, de gênio do mal e de tudo o mais em que encontram palavras para exprimir o seu desprezo por mim; no entanto, nem suspeitam que nada mais sou do que o reflexo deles mesmos. Não reclamo, não me queixo porque esta é a Tua vontade.
Sou escorraçado, sou condenado a habitar as profundezas escuras da terra e trafegar pelas sendas tortuosas da provação.
 
Sou invocado pela inconsciência dos homens a prejudicar o seu semelhante. Sou usado como instrumento para aniquilar aqueles que são odiados, movido pela covardia e maldade humanas sem contudo poder negar-me ou recorrer.
 
Pelo pensamento dos inconscientes, sou arrastado a exercer a descrença, a confusão e a ignominia, pois esta é a condição que Tu me impuseste. Não reclamo, Senhor, mas fico triste por ver os teus filhos, que criaste à Tua imagem e semelhança, serem envolvidos pelo turbilhão de iniquidades que eles mesmos criam, e eu, por Tua lei inflexível, delas tenho que participar.
 
No entanto, Senhor, na minha infinita pequenez e miséria, como me sinto grande e feliz quando encontro n'algum coração, um oásis de amor e sou solicitado a ajudar na prestação de uma caridade.
 
Aceito sem queixumes, Senhor, a lei que, na Tua infinita sabedoria e justiça, me impuseste, a de executor das consciências, mas lamento e sofro mais porque os homens até hoje, não conseguiram compreender-me.
 
Peço-Te, Oh Pai infinito, que lhes perdoe.
 
Peço-Te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos.
 
Perdoa-os, e torna-os bons, porque somente através da bondade do seu coração, poderei sentir a vibração do Teu amor e a graça do Teu perdão.
 
Fleruty (Exu Tiriri)
 
Obs: prece foi psicografada por A . J. Castro, da Cabana de Lázaro

Um comentário: