foxyform

Contador de visitas

contador grátis

terça-feira, abril 25, 2006

QUAL A RAZÃO DA UMBANDA?

QUAL A RAZÃO DA UMBANDA?


Ninguém desconhece a eterna luta entre o bem e o mal. Desde que o mundo é mundo a luta existe. O bem significa virtude, a qualidade, o caráter, a bondade, o amor, a compreensão, o desapego das duas ilusórias materiais de uma vida terrena e passageira.
O mal é simbolizado pelas nossas imperfeições, defeitos, maldades, deficiências, fraquezas, orgulho, inveja, prepotência, intolerância, e uma rede de falhas morais que nos levam a prejudicar o nosso semelhante para podermos gozar de prazeres mundanos.
Pois bem, a Umbanda existe para combater o mal causado pela outra banda, ou seja, a da maldade. Ela representa um exército dentro da espiritualidade e no círculo de suas atividades. Empunhando a bandeira branca da paz, simbolizando as forças do bem. Seus soldados são os Caboclos (Índios), Pretos – velhos, Baianos, Boiadeiros, Linha de Cosme e Damião (criançada), anjos da guarda, exús e vários outros que lutam espiritualmente contra as forças do mal. Personificando o mal, existe uma outra corrente, em um outro exército, constituído de seres perversos que vivem a praticar toda sorte de iniqüidades e mazelas físicas e morais. Estes levam a bandeira preta e vermelha cujas cores caracterizam o luto e o sangue, o desespero e a dor. Este agrupamento malévolo é comumente chamado de Quimbanda e é integrado por Quiumbas, e exús malévolos (exu, nome genérico atribuído também a esses maldosos) que são entidades ainda imperfeitas e voltadas somente para o mal, revoltados contra a situação que eles mesmos criaram, pois o caminho a seguir é livre e espontâneo.
Cada um faz o que bem entende desde é claro que depois sofra as conseqüências de seus próprios atos. A luta é entre eles e nós. Por isso somos os instrumentos desta guerra de ódios e ciúmes de uma lado, e de amor e benevolência do outro.
Quem é bom, honesto e correto, vai cooperar, cerrando fileiras com os guias da religião Umbandista. Quem é imperfeito, desonesto, incorreto e maldoso, vai servir às forças dos exús da quimbanda atuando como instrumento (médium) desses agentes malignos.

Orlando santos – Presidente da UNESCAP, União Espírita Capixaba.
Contatos:0xx (27) 3241 –0xx (27) 9709, 0xx (27) 9970 -0168.
E mail: odemutaloia@hotmail.com
http://unescap.blogspot.com