foxyform

Contador de visitas

contador grátis

sexta-feira, outubro 07, 2022

Quem foram os Santos Cosme e Damião?

 

  

Estes dois Santos, eram irmãos gêmeos, nasceram na Egeia, hoje conhecida como Ayas, no Golfo Iskenderun, na Ásia Menor, eram Árabes. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio, sua mãe se chamava Teodata e também é aceita como Santa pelos ortodoxos. Seu pai foi mártir da perseguição aos cristãos comandada por Diocleciano, então Imperador Romano, sendo também seu algoz.  Cosme e Damião tinham mais três irmãos.

Eram médicos de profissão e curavam seus enfermos não somente usando seus conhecimentos medicinais, mas, também, pela fé, e assim praticavam milagres através de suas orações fervorosas a Deus e a Jesus Cristo. Esses irmãos praticavam a medicina em Egeia e com isso, ganharam grande reputação. Não aceitavam nenhum pagamento por seu trabalho, e, devido a este ato, foram chamados de anargiras, que em grego antigo, significa avessos a dinheiro. Mas, desta forma, eles traziam um número cada vez maior de pessoas para a fé cristã, porém, quando a grande perseguição de Diocleciano começou, o Prefeito Lísias, que desejava, claro, se mostrar fiel ao Imperador, ordenou que eles se retratassem imediatamente. Isso, constituía-se basicamente em abandonar sua fé, e confessar crença somente aos deuses romanos.

Sabemos, que, através da tortura, os romanos impunham seu poder aos demais povos, e se mesmo assim eles não se curvassem, morreriam das piores formas possíveis, inclusive pela crucificação. Assim sendo, os gêmeos foram submetidos a constantes torturas, a fim de que, se proclamassem adoradores da fé romana. Consta sua lenda que, nenhum ferimento era provocado neles esses atos horríveis, fossem através da água, fogo, ar, e, nem mesmo ao serem pregados na cruz, sofreram ferimentos algum.

Então, Diocleciano, determinou que eles fossem decapitados, assim sendo, no dia 27 de setembro, provavelmente entre os anos 287 e 303 d.C., a sentença foi cumprida e os gêmeos foram mortos, juntamente com seus três irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio.

Tempos após sua morte, vários milagres foram a eles atribuídos, algumas delas, sendo ligados a suas relíquias. Eles haviam sido sepultados na cidade de Ciro, na Síria, então o Imperador Justiniano, após ser curado de uma doença muito perigosa através de interseção dos irmãos Cosme e Damião, restaurou de forma suntuosa a cidade em honra dos mesmos.  Ele redecorou a igreja dos mártires em Constantinopla, sendo que esta veio a se tornar centro de peregrinação. Já o Papa Félix IV, 526 a 530, edificou uma igreja em Roma em sua intenção.

Contam ainda, que, os dois irmãos, além de não cobrarem por seus serviços, tinham por hábito, dar doces aos enfermos, principalmente se esses fossem crianças.


 Postado por Tatetú N'Inkisi Odé Mutaloiá.