foxyform

Contador de visitas

contador grátis

quinta-feira, julho 02, 2009

OS FUNDAMENTOS NÃO SE MODIFICAM

Com a atual vida das pessoas, muita coisa se modifica e claro que para melhor, porém, uma das coisas que não se modificam jamais, são os fundamentos sagrados de nossos Orixás.

Muita invenção se tem hoje em dia: trocam o santo de uma pessoa feita, quem nunca foi zelador, posa de babalorixá, pessoas totalmente despreparadas se prontificando a tirar tudo que outra tenha, em troca de promessas falsas e por aí vai. Agora inventaram mais uma: CANDOMBLÉ VEGETARIANO! Sim, um Candomblé para quem seja vegetariano e não aceita a matança de animais.

Pergunto-me se esses invencionistas sabem o significado da matança em ritual litúrgico. Se possuem o mínimo de bom senso ao profetizarem tamanha barbaridade!

O holocausto é algo IMUTÁVEL dento dos preceitos do Axé Orixá! Alias, como todos os seus fundamentos, não se modificam jamais! Simplesmente não existe como fazermos um santo, ou mesmo resolver várias questões sem oferecermos o holocausto a nossos antepassados.

Muita invenção vem fazendo com que a seriedade e os verdadeiros conhecimentos sejam perdidos e cada vez mais, pessoas despreparadas se misturam dentro de nossa religião e profanam nossos segredos.

Antes de realizarmos uma matança, existem vários ritos que devem ser seguidos à risca, pois que estamos dando uma vida, no caso do animal, em troca da vida do ser humano. Nunca realizamos uma matança sem real necessidade, até porque não se derrama sangue a todo o instante.

Deviam as pessoas se adentrar realmente nos mistérios, passarem pelo período de noviciado e depois se intitularem zeladores de santo.

Nossos preceitos são passados de pai para filho e nunca, jamais, um sacerdote verdadeiro passa os fundamentos para quem ele não conhece e saiba ter idade de santo suficiente para aprender determinadas “coisas”, pois, nossos fundamentos são passados uma gota aqui e outra ali, sem maiores exageros.

Imagino que essas pessoas que “criam” novas formas de religião sejam na verdade DOENTES que desejam de todo o custo terem seus nomes registrados na historiografia do Candomblé. Também posso afirmar que esses que dizem existir Candomblé vegetariano, são na verdade, PESSOAS QUE NÃO POSSUEM OS SEGREDOS PARA REALIZAREM AS MATANÇAS, e como teem ânsia de serem chamados de pai ou mãe saem por aí inventado modismo e enriquecendo ilicitamente as custas de seus clientes.

CONDENO, pois, todas essas invenções e conclamo aos que realmente fazem um Candomblé sério a se levantarem em defesa de nossa religião que, está se transformando em meio de vida para meia dúzia de pessoas sem índole alguma!

Sérgio Silveira, Tatetú N’Inkisi, Odé Mutaloiá. Sacerdote e Presidente do Conselho Sacerdotal da UNESCAP, União Espírita Capixaba.

odemutaloia@hotmail.com

uniaoespiritacapixaba@yahoo.com.br