Escolha bem 1/2 kg de canjica branca, retirando toda a sujeira. Depois lave bem e coloque para cozinhar até que fique bem mole, no ponto de comer. Então, separe a mesma da água, reservando a água para um banho. Regre com mel de abelhas, coloque dentro de sua casa e ao lado acenda uma vela de sete dias branca e um copo ou quartinha de louça branca com água.
Deixe por três dias, e após, suspenda a tigela, colocando a canjica branca dentro de uma sacola e descarregue em água doce corrente e limpa. Deixe a vela queimar até terminar,e após descarte a mesma e a água despeje em uma planta que não tenha espinhos.
A água onde cozinhou a canjica, depois de bem fria, coloque dentro da mesma um pouco de mel e após um banho de asseio com sabão de coco da cabeça aos pés, fique de joelhos dentro do banheiro e despeje esse banho da cabeça aos pés, não se enxugue e vista roupas claras. (Esse banho deve ser tomado preferencialmente antes de entregar a canjica para Oxalá, lembrando que não se deve praticar sexo antes da obrigação e depois dela, por ao menos 24 horas).